terça-feira, 8 de maio de 2012

NOTA DO PORTAL RADAR DE NOTÍCIAS

A liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas. O Brasil, ao restabelecer o regime democrático com a promulgação da Constituição de 1988, voltou a viver sob um clima de ampla liberdade, embora algumas circunstâncias ainda gerem apreensões. O restabelecimento da liberdade de expressão ocorreu antes mesmo da promulgação da Carta, mas alguns textos legais seguem ameaçando os profissionais e os veículos de comunicação. É o caso da Lei de Imprensa de 1967, em vigor, um resquício do período ditatorial com dispositivos incompatíveis com a democracia.


Ao mesmo tempo, diversas propostas em tramitação no Poder Legislativo, algumas delas de iniciativa do Poder Executivo, representam perigo real de restrições à liberdade de expressão no país.

A luta pela liberdade de expressão e de imprensa, por qualquer meio de comunicação, não é tarefa de um dia; é um esforço permanente. Esse compromisso foi confirmado pelo Brasil quando endossou a Declaração de Chapultepec (em agosto de 1996, pelo presidente Fernando Henrique Cardoso, e em maio de 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva).

Um dos maiores desafios da atualidade, através da internet, é a distribuição da informação com comprometimento, responsabilidade e imparcialidade.

O cidadão, além de bem informado, precisa saber e ter consciência de que os meios de comunicação são uma forma de exercer plenamente a cidadania.

O portal Radar de Notícias traz para o internauta macabuense e região, os principais acontecimentos, seja na política, na economia, no esporte, na cultura e no lazer. Teremos um compromisso juntos, de levar informação com comprometimento e responsabilidade a toda região serra+mar.

Não nos omitiremos em denunciar e mostrar os problemas enfrentados pelas comunidades, e deixaremos sempre nosso espaço aberto à população, para que denuncie, questione e até mesmo reivindique melhorias necessárias para o bem da coletividade, afinal esta é a obrigação das esferas públicas, oferecer dignidade e qualidade de vida para toda a população.

Nosso ofício não deixará de ser praticado devido a ameaças, calúnias ou difamações, vindas de questões políticas, afinal liberdade de expressão é um direito humano inalienável e sua proteção, um elemento essencial para as sociedades democráticas.

0 comentários:

Postar um comentário