segunda-feira, 7 de maio de 2012

A farra do lixo continua em Trajano de Moraes

Clique na imagem para melhor visualização
Falhas na coleta de lixo em Trajano de Moraes geraram reclamações de moradores em pelo menos três bairros da cidade. A quantidade de resíduos nas ruas se tornou cena comum nos locais. A situação chamou a atenção de muita gente nesta segunda-feira (7/05) que passou pelo município. Moradores da rodovia 174, no perímetro urbano reclamam do atraso na coleta domiciliar. A equipe de reportagem do Portal Radar de Notícias esteve no local às 9h e 50min.


Segundo as queixas da população, o serviço não tem sido feito ou vem acontecendo de forma irregular. Em alguns casos, os produtos espalham-se pela rua junto com o chorume (líquido resultado da decomposição de restos orgânicos), que deixam mau cheiro. Segundo uma vendedora de produtos de beleza, a coleta deveria ser realizada no bairro todos os dias o que não esta acontecendo. "O caminhão não passa no dia certo. Nós deixamos as sacolas no lugar, mas temos de recolher quando o caminhão não vem", conta.

Outro morador do mesmo bairro reforça que a coleta é realizada em apenas em algumas vias. "Há ruas em que o caminhão passa, mas em outras não. Mas não tem dia nem hora para passar. Cadê o prefeito Carlinhos Gomes para ver isso? É um absurdo. Posso dizer que estamos abandonados”, revela o profissional autônomo. Ainda segundo ele, a coleta deveria ter sido realizada na manhã, o que não aconteceu. Já no bairro Represa a principal reclamação dos moradores é pela forma de recolhimento dos sacos e sacolas de lixo.

De acordo com eles, ao levar os sacos para o caminhão, muitas vezes os coletores deixam alguns itens caírem e eles se espalham pela via. "Os meninos passam correndo muito e mal dá tempo para pegar as sacolas. Muitas delas acabam rasgando, cai coisa e deixa um cheiro horrível. Depois, vem carro, passa por cima e piora tudo", relata.

Quem abre um pacote de bala ou qualquer outro produto e descarta a embalagem numa calçada pode pensar que aquilo não fará diferença, mas está enganado. São muitos os riscos causados pelo acúmulo. "O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos", explica.

Sobre o que vem acontecendo na coleta de lixo de Trajano de Moraes, o portal Radar de Notícias, tentou contato no telefone da prefeitura, mas até o fechamento desta edição ninguém atendeu as ligações.

0 comentários:

Postar um comentário