quinta-feira, 3 de maio de 2012

Conceição de Macabu recebe Rio Imagem

Com informações do Correio do Brasil


O município de Conceição de Macabu recebe no próximo dia 15/05, um dos tomógrafos computadorizados móveis da Secretaria de Saúde que rodam todo o estado.


O foco do projeto são as regiões que não contam com esse tipo de exame na rede pública de saúde ou incapazes de suprir a demanda existente.


Instalado em uma carreta especial, o equipamento é capaz de realizar um exame em 30 segundos (enquanto os aparelhos anteriores levam entre 20 e 40 minutos), permitindo um diagnóstico mais rápido e preciso. O tomógrafo computadorizado móvel é operado por médicos radiologistas e o resultado do exame é entregue à Prefeitura.


O segundo serviço de tomografia computadorizada móvel do estado chega a Conceição de Macabu. O aparelho ficará na Praça José Bonifácio Tassara, no Centro, até o dia 26 e também atenderá pacientes de Carapebus, Quissamã, Santa Maria Madalena, Trajano de Moraes, São Sebastião do Alto, Macuco e Macaé.

Os Tomógrafos Móveis funcionam das 7h30 às 18h30 e, aos sábados, das 7h30 às 15h. Os aparelhos têm capacidade para realizar 70 exames por dia cada um. As tomografias móveis funcionam com gerador externo ou eletricidade externa, mas possuem um gerador próprio, com capacidade para operar de oito a nove horas por dia; dois aparelhos de ar-condicionado, elevador para macas e cadeira de rodas e contam, ainda, com vestiário para o paciente.

O projeto de levar os exames de tomografia computadorizada ao interior do estado começou em 2009 e já atendeu a mais de 38 mil pacientes, realizando, até agora, cerca de 49,6 mil exames.



Desde agosto de 2010, quando foi inaugurado, o serviço já realizou 14.909 exames e tem capacidade para fazer até 35 procedimentos por dia. O único aparelho de ressonância magnética instalado em uma unidade pública de emergência no estado do Rio de Janeiro encontra-se no Hospital Estadual Adão Pereira Nunes, em Saracuruna.


Os exames de imagem possibilitam um diagnóstico preciso e rápido, além de permitir um tratamento mais adequado. A diferença entre os dois serviços não é uma questão de qualidade e, sim, de aplicações e tecnologia. A ressonância utiliza um campo magnético elevado para formar a imagem e o paciente não pode ter nada ferromagnético ou sensível ao campo magnético no corpo, como, por exemplo, marca-passo, implantes, piercing ou próteses ferromagnéticas. Além disso, a ressonância magnética é um exame mais demorado (leva entre 20 e 40 minutos) do que a tomografia e o paciente precisa ficar absolutamente imóvel; do contrário, o exame precisa ser refeito.

Em contrapartida, não possui radiação ionizante, diferente da tomografia. A indicação deve partir do próprio médico. Para tecidos moles, como encéfalo, medula espinhal e óssea, músculos, tendões, meniscos, cartilagem, fígado, vasos e artérias cerebrais, a ressonância é mais indicada por ter maior sensibilidade e especificidade diagnóstica. Já para pacientes vítimas de trauma, com cálculos renais e doenças do tórax, a tomografia é o procedimento ideal.

0 comentários:

Postar um comentário