quinta-feira, 26 de abril de 2012

Prefeita Tedi afirma estar tranquila quanto à abertura da Comissão Processante

Por cinco votos, contra três, CPI é aprovada para apurar possíveis irregularidades na área da saúde em Conceição de Macabu

Após sete dias suspensa, a pedido de três vereadores da Casa de Leis de Conceição de Macabu, foi reaberta ontem a sessão extraordinária que apresentou no último dia 18/04 o relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI), responsável por analisar possíveis irregularidades na área da Saúde no município.


Nesta quarta-feira (25/04) ficou decidido por cinco votos, contra três, a abertura de uma Comissão Processante de Inquérito (CPI), com o objetivo de punir possíveis envolvidos e deferir a cassação do mandato da prefeita Lídia Mercedes (Tedi).

A Comissão Especial de Inquérito (CEI), criada a partir de uma reunião no Conselho Municipal de Saúde em 11 de abril de 2011 analisou denúncias e dúvidas na pasta da saúde do município.

Antes mesmo de ser criada a comissão, a prefeita Lidia Mercedes (Tedi) foi notificada das irregularidades apresentadas em ata, e logo tomou as medidas cabíveis, dando abertura em 29 de abril de 2011 a uma sindicância interna para apurar as denúncias, cujo resultado não apresentou irregularidades. Não estando 100% satisfeita com o resultado apresentando, Tedi, solicitou a contratação de uma auditoria privada, que também não apontou irregularidades em seu parecer final.

As contas referentes aos anos de 2009 e 2010, apresentadas como irregulares pelo relatório final da CEI foram aprovados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RJ), pela própria Câmara de Vereadores do município, quanto pelo Conselho Municipal de Saúde, responsável pelas denúncias apresentadas, o que levanta dúvidas a opinião pública.

A votação para abertura da Comissão Processante foi tensa e polêmica. Cinco vereadores, ambos oposicionistas a atual gestão foram favoráveis à abertura da CPI, dos cinco, três fazem parte da CEI, sendo o presidente da comissão Túlio Marco Tavares Gabriel, o relator Luciano Leal Tavares e o membro Márcio Alves Faria, além de Jorge Luiz da Silva Andrade e Marco Antônio Oliveira da Silva.

Já os outros três vereadores, ambos da base aliada ao governo, não foram favoráveis à abertura da Comissão Processante. Os parlamentares Cláudio Willians Ramalho Neves, Teresinha Barbosa Manhães e Sandro Oliveira Daumas, questionam controvérsias entre o relatório final e a aprovação de todas as contas por parte dos órgãos competentes, além do pouco tempo que tiveram para apurar as denúncias, diferentemente do relator da comissão que levou pouco mais de um ano para dar seu parecer final.

Várias questões técnicas levantam dúvidas sobre a CEI e a CPI, pois a Câmara Municipal não possui auxílio técnico necessário para realizar tais comissões, como a falta de contadores e advogados para analisarem juridicamente as denúncias, o que leva a opinião pública do município a conclusão de que os votos para abertura da CPI foram de cunho político e não técnico como exige a lei.

A Prefeita Lídia Mercedes Oliveira Soares (Tedi), diz estar muito tranquila com os andamentos dos trabalhos por parte do legislativo, e afirmou que todas as contas apresentadas foram aprovadas pelos órgãos competentes e que espera que a CPI, diferentemente da CEI tenha objetivo técnico e não político.

“Estou tranquila quanto aos trabalhos executados, às contas foram aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado, pela própria Câmara de Vereadores e também pelo Conselho Municipal de Saúde, responsável pelas denúncias. Respeito às investigações das supostas irregularidades, através dos nobres edis, que estão fazendo o seu papel, o de legislar. Sinto-me também no direito de questionar a falta de democracia por parte da casa, ao não me ouvir no andamento da Comissão Especial (CEI), e reforço que nunca fui omissa as questões apresentadas, portanto, de imediato solicitei uma sindicância e uma auditoria privada para apurar os fatos”, relatou a prefeita.

Os fatos ocorridos nas últimas 24 horas no município reforçam para a opinião pública a existência de uma estratégia política, a fim de deferir a cassação do mandato da prefeita Lidia Mercedes (Tedi), já que a decisão por uma CPI foi tomada a partir de vereadores oposicionistas, o que deixa ainda mais claro que as comissões possuem fundamentos políticos e não técnicos.

Entre os cinco vereadores, dois decretam forte oposição ao atual governo, estes são alvo de investigação policial, quando possivelmente no ano passado implantaram um gravador em uma mulher, com o objetivo de extorquir propina da então prefeita do município.

Devido aos cinco votos contra três, não foi necessário o voto de minerva do então presidente da Câmara e ex-petista – Marlon Abreu Gomes, que mesmo assim apresentou parecer favorável a abertura da Comissão Processante, durante a sessão plenária.

8 comentários:

  1. É um absurdo vermos que tem vereador que só quer a regressão da cidade. Eles não criam leis e agora estão fazendo essas coisas só por ser ano eleitoral. O povo está de olho! Tem vereadores que com certeza não serão eleitos, e os outros dois que pensam que serão prefeitos tb estão longe disso...
    A câmara municipal é uma VERGONHA para todos os macabuenses. Lugar de baixaria ,calúnias e palhaços...
    Mas podem ter certeza, só 3 serão reeleitos e com o clamor do povo

    ResponderExcluir
  2. Eles estão fazendo isso porque tem uma mulher fazendo com que Macabu cresça, esses VEREADORES da oposição estão perdidos.incomodados,a nossa Prefeita é de Conceição de Macabu, nascida e criada, mas tem politicos quem vem de outras cidades para ganhar dinheiro e fazer sua aposentadoria em outras cidades do Norte Fluminense.

    Prefeita Tedi estamos com você, força e mostra para esses VEREADORES DA OPOSIÇÃO qual é o seu CARACTER.

    ResponderExcluir
  3. E o Radar se julga imparcial, fala de imprensa marrom mas só publica matérias que falam favoráveis a prefeita e ainda acusa vereadores de tentativa de extorsão. Eu queria que o responsavel pelo blog tivesse peito pra manter o link da gravação no ar, de imparcial voces não tem nada, se de um lado existe uma imprensa marrom, de outro existe uma banda podre...

    ResponderExcluir
  4. O Portal Radar de Notícias, tem sim, mostrado-se imparcial, quando leva ao leitor as informações de ambas as partes mencionadas. Na reportagem publicada, mostramos o lado do Legislativo e também a resposta do Executivo referente as denúncias apresentadas. Diferentemente de outros veículos de comunicação do município, que demonstram-se sensacionalistas e oposição assinada. O espaço aqui, é aberto, democrático, e respeita a opinião de cada internauta. Os comentários são bem-vindos, diferente de outros blogs que ao receberem comentários, estes dentro dos parâmetros éticos e democráticos, são simplesmente apagados, a fim de continuarem praticando o sensacionalismo. Agradecemos a sua participação, essencial para melhorarmos ainda mais nossos trabalhos, fica aberto o espaço para discussão de projetos, ideias e comentários construtivos.

    Com relação as gravações, onde supostamente dois vereadores tentaram extorquir propina da prefeita, através de uma "mula", a mesma segue sob investigação policial e processos em andamento no fórum da cidade. Quando o leitor questiona "ter peito", deixamos claro, que mantemos no ar, aquilo que siga nossa linha editorial.

    Fica também claro, que a suposta gravação, não foi feita com autorização da justiça, e que nosso objetivo não é atrapalhar as investigações que seguem.

    Radar de Notícias - As informações da Região Serra+Mar passam por aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os adversários só reclamam se tiver matéria favorável a prefeita. Quando são contra, eles deliram. Imprensa marron é quando´são publicadas matérias unilaterais, aqui leio tanto notícias contra como a favor de Tedi. Parabens Radar.

      Excluir
    2. Extorquir propina? Mula? Gravação sem ordem judicial? Seu comentário só vem demonstrar a sua unilateralidade a respeito dos fatos, por um acaso o Radar de Notícias buscou apurar a versão dos dois vereadores antes de sair por ai falando estas coisas? Acredito que não! Pelo que é comentado aos 4 cantos pelo grupo da prefeita aqui em Macabu, uma perícia será feita e muita coisa que foi apagada do dito gravador será recuperada na íntegra. Qualquer um que conhece um pouco de informática sabe disso. Da mesma forma que estão pré-julgando a prefeita no caso da carne, estão também condenando os vereadores por uma coisa que na realidade pode não ter ocorrido da forma que estão falando. A mula pode ser apenas uma mula mesmo, já a vítima pode não ser tão vítima assim. Vocês realmente acreditam que os dois vereadores são tão ingênuos ao ponto de não terem alguma prova "bombástica" em suas mãos para ser usada no momento certo e que seja capaz de mostrar a verdade? Vi recentemente na TV que uma gravação feita por uma das partes numa conversa não precisa de ordem judicial para ser válida. Para sustentar uma mentira, outras precisam ser faladas, ai que o povo se perde, as mascaras caem e o pessoal sai preso por fazer denúncias falsas e prestar testemunho falso. Acredito que as bombas e nitroglicerinas realmente existam, só não sei na mão de quem elas explodirão. Esta novela só está no começo.

      Excluir
    3. Mais uma vez agradecemos ao "Anônimo" pela sua participação aqui no Portal Radar de Notícias. E reforçamos mais uma vez que todos os comentários são bem-vindos neste portal, desde que apresentem conteúdo ético e democrático. Com relação as informações apresentadas, são totalmente aceitas como sua e única opinião sobre o assunto. O Radar continuará a publicar as informações que forem de interesse coletivo, sempre com foco na linha editorial a qual optarmos seguir.

      Com relação as possíveis "provas bombásticas", se existentes ou não, são de inteira responsabilidade de quem as possui e não vem ao caso questionarmos factoides aqui no portal.

      Ressalvamos que sempre terá o direito de questionar, opinar, criticar, sugerir, afinal é direito conquistado e garantido. Se o município vive ou não uma novela política, a visão depende de cada cidadão.

      Excluir
  5. ao inves de criticar a prefeita, que em tão pouco tempo tem tentado fazer muito por macabu.Mesmo encontrando dificuldades financeiras e do lado dos adversarios.
    pois varios prefeitos se passaram nesta cidade com 8 anos de governo,não deixaram nada até mesmo as oportunidades que muitos macabuenses tinham foram lá e tiraram.
    poucos são os que fazem, muitos são os que criticam! força prefeita conte com o seu povo.

    ResponderExcluir